quinta-feira, 1 de abril de 2010

Muito mais que proteção!


Muito mais que proteção!


Na efemeridade da moda, o chapéu entra e sai vitorioso, independente da sua aparência e do seu longo caminho. Como um enfeite, serviu para indicar hierarquia, função e condição social ou até mesmo o local de origem. E neste Verão 2008, as passarelas mostraram que o chapéu pode ser a peça chave, e ser a diferença. Versátil, ele ainda faz a parte funcional: protege o rosto e a pele dos desgastes do sol.


História


Ele sempre fez parte do vestuário e desde as mais remotas épocas sempre foi um sinal de distinção social ou profissional. O chapéu, palavra que provém do latim antigo “cappa”, sempre teve como principal função a de cobrir a cabeça, de proteção. Até hoje muitas profissões têm os chapéus específicos e destinados a pessoas que ocupam atividades determinadas, como soldados, marinheiros e outros. O porta-chapéus, nos meados do século XX, era um móvel indispensável em locais públicos, já que o seu uso era inadequado em lugares fechados.


Com o surgimento das Chapelarias, lojas que comercializavam os chapéus surgiram muitos outros tipos e modelos de chapéus. Estes eram feitos de palha, feltro, tecidos, enfeites que eram elaborados para combinar com os sofisticados penteados da época.


Os chapéus masculinos, tal quais suas formas e estilos, alteraram-se um pouco por cauda da oposição aos chapéus femininos, isto nas primeiras décadas do século XX. As mulheres começaram a exibir modelos que combinassem com suas roupas, com a estação do ano e de costureiros renomados. Depois da década de 30 e até hoje, os chapéus passaram a ser encarados como um acessório de vestimenta e proteção. Os países de clima frio usam os chapéus para proteção do vento e temperatura baixa, já os países tropicais utilizam contra o sol e condições climáticas.


Na moda
Para usar um chapéu, nos dias atuais, é preciso um pouco de estilo. Como é uma peça que virou acessório no vestuário, o chapéu pode ser símbolo de personalidade e atitude. É muito comum as pessoas usaram bonés no Verão e toucas no Inverno, mas pela proteção ao clima. Nos últimos anos, o chapéu emplacou como artigo fashion em modelos ousados, feitos tanto para o dia quanto para a noite.


As passarelas apresentaram chapéus de variados tipos, com abas largas, no estilo “casquinha”, de tecido, nylon e até veludo imitando peles de bichos. Grandes e ousados, depois de terem sido o mais cool do Inverno, chegaram arrasando no Verão. Combinados com os biquínis e as maxi bolsas de praia, emprestam seu glamour para as areias escaldantes.


O chapéu tem seu uso restrito a alguns lugares, à mesa, por exemplo, jamais se usa um chapéu. É considerado extremamente deselegante nas normas de etiqueta. Festas no campo e durante o dia, o chapéu é mais que bem-vindo. Atualmente, as day parties, que acontecem em praias ou lounges, são os melhores locais para usar um chapéu cheio de estilo sem errar. Casamento no campo e ao ar livre também é permitido, deixando a roupa até mais elegante. Se caso você tiver chance de ir a um jogo de pólo, não esqueça do Chapéu Matinê, modelo feito para ser usado em eventos durante o dia. Além de lindo, você estará mais que sofisticada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário